• Luana Breternitz

Óculos de segurança com grau e sua importância

Os óculos de segurança fazem parte do Equipamento de Proteção Individual (EPI) que todo trabalhador deve ter. Nesse artigo esclareceremos algumas informações sobre os óculos de segurança graduados que muitas pessoas ficam em dúvida.


O primeira informação essencial é: sem a proteção ocular, os custos com acidentes oculares são altos. Os acidentes oculares são muito recorrentes, por isso, se já existe conhecimento de que há um risco iminente, não vale a pena abrir mão da proteção. A matéria publicada pela American Academy of Ophthalmology, em 22 de fevereiro de 2016, relatou que mais de 20.000 lesões ocupacionais acontecem anualmente, sendo que as lesões oculares no local de trabalho custam US$ 300 milhões ao ano em perda de produtividade, tratamento médico e compensação dos trabalhadores, sendo que esses acidentes poderiam ser evitados com o uso do EPI mais apropriado, ou seja, os Óculos de Segurança.


A Norma Regulamentadora 6 (NR) estipula que os Óculos de Segurança devem proteger os olhos contra:

1 – impacto de partículas volantes;

2 – luminosidade intensa;

3 – radiação ultravioleta;

4 – radiação infravermelha;


Já os óculos de segurança com grau aumentam a produtividade, segurança, corrigem a visão do trabalhador e fornecem uma maior proteção que os óculos de sobreposição ( óculos protetores que são colocados por cima dos óculos de grau).


A adoção dos Óculos de Segurança Graduados é muito importante na prevenção dos acidentes oculares pois proporciona o desenvolvimento do trabalho de forma precisa, porque são confeccionados exclusivamente para atender as especificidades de cada trabalhador. Assim o uso se tornará espontâneo e a adaptação será mais rápida, diminuindo a rejeição por parte dos trabalhadores porque são feitos sob medida, as lentes são graduadas de acordo com a receita do oftalmologista, que deve ser consultado para prescrever o grau correto.


Além disso, é possível alinhar aos Óculos de Segurança Graduados as características que já existem nos Óculos de Segurança como tratamento antirrisco, antiembaçamento etc. Por exemplo, as armações em poliuretano são mais ajustáveis aos contornos faciais.



Fonte: armati.com.br

2 visualizações0 comentário